Power BI líder isolado!

A empresa de consultoria Gartner elegeu mais uma vez a Microsoft como líder em soluções de Analytics e Business Intelligence. Posição conquistada há anos consecutivos, mas que agora ficou mais clara a distância que a plataforma está dos demais concorrentes.

É importante destacarmos que esse quadrante não representa apenas o desempenho de uma única solução, neste caso o Power BI, mas sim de uma plataforma como um todo, que em conjunto tem se destacado como mais visionária e com alta habilidade de execução, ficando assim líder isolado!

Como uma empresa de consultoria, podemos destacar diversos produtos que a plataforma da Microsoft de Analytics e BI tem sido importante para nossos clientes. Entretanto, vou destacar alguns pontos da evolução deste ano que particularmente gostei bastante.

  • Power BI DataFlows: Uma excelente estratégia para levar as cargas de dados para serem construídas totalmente pela web, além da integração com o Azure Data Lake.
  • Atualizações Incrementais no Power BI: Tivemos a oportunidade de realmente trabalhar com grandes datasets e ver a possibilidade de realizar cargas incrementais, ao invés, de cargas full a todo momento. Foi algo realmente incrível neste último ano!
  • Power BI Rest Api: Como toda plataforma, nem tudo está disponível em relatórios ou painéis de administração. Além disso, em algum momento, é necessário realizar algum tipo de atividade administrativa de forma automatizada. Para isto, quando a Microsoft possibilita a integração da sua plataforma por rest api, nem mesmo o céu é o limite mais!
  • Integração Power BI e Microsoft Azure Synapse Analytics: Já pensou em trabalhar em uma sandbox e fazer tudo em um só lugar, inclusive os dasboards? Isto realmente é incrível no Azure Synapse Analytics. Entenda melhor o que estamos falando clicando aqui.
  • Melhorias para o Power BI Mobile: Se há algo que pode melhorar é o aplicativo mobile do Power BI, bem como sua experiência para desenvolver relatórios com uma necessidade mais personalizada para este caso. No último ano tivemos muitas melhorias, mas ainda há um longo caminho aqui para ficar perfeito.
  • Modelos Compostos: Remover a limitação de conectar somente a um dataset foi incrível, possibilitar então que possamos cruzar os dados com outras informações, ficou ainda mais interessante! Recomendo este artigo;

Em nossa visão, nem tudo ainda são flores no Power BI, ainda faltam alguns aspectos que posso elencar que alguns clientes reportam:

  • Gráficos: Você realmente os acha bonitos? A Microsoft poderia investir em gráficos que usassem a tecnologia D3 e, assim, seria incrível a evolução visual.
  • On-premises: É possível usar o Power BI totalmente dentro da empresa? Sim, mas você irá abrir mão de uma série de funcionalidades, além de estar algumas versões ou meses atrasado em relação a edição da nuvem.

E você, o que tem achado da plataforma Microsoft?

Deixe seu comentário!

Sobre nós

A Datasource Expert trabalha fortemente com essa plataforma, tanto em nuvem quanto On-premises. Conte conosco e com a nossa expertise para colaborar com sua empresa nos projetos de Analytics e Business Intelligence!

Aproveite e conheça alguns de nossos cases:

Obrigado!

Vithor da Silva e Silva | CTO – Datasource Expert
vithor@datasource.expert